Como Aumentar sua Marca Pessoal no YouTube Passo a passo em 4 Etapas

Como Aumentar sua Marca Pessoal no YouTube

Como aumentar sua marca pessoal no YouTube

Construir uma presença no YouTube tem muitos benefícios. Criar conteúdo em vídeo é uma das melhores maneiras de criar relacionamentos autênticos com seus seguidores.

Se seu objetivo é aumentar sua marca pessoal no YouTube, mas você não sabe como começar, continue lendo.

Este artigo o guiará por um processo de quatro etapas.

Etapa 1: escolha seu nicho

Um dos maiores erros que as pessoas cometem é abordar no YouTube com a ideia de ” querer ser um YouTuber”.

Algumas pessoas tiveram um enorme sucesso ao vlogar ou fazer vídeos sobre o estilo de vida de suasaventuras diárias. Mas essa abordagem quase sempre leva ao fracasso, porque quando você tenta apelar a todos, acaba falando com ninguém.

Em vez disso, encontre as pessoas que você deseja servir e crie conteúdo diretamente para elas.

Quando você sabe com quem está falando, é mais fácil montar uma mensagem coesa e uma estratégia de marketing de conteúdo.

Você não precisa fazer vídeos para todos. Você precisa fazer vídeos para as pessoas que deseja ajudar.

Quando você fizer isso, você criará sua tribo. Você encontrará seu público  e desenvolverá seguidores fiéis que respeitam sua experiência em um determinado assunto.

Quais são suas paixões? Você pode criar um canal do YouTube sobre:

  • Jardinagem
  • Carpintaria
  • Livros e romances
  • Arte e escultura
  • Negócios e Marketing Digital
  • Restaurantes
  • Recuperação de dependência
  • Carros

Quanto mais específico você for, mais lealdade será conquistada com seu público.

Se você quer criar uma marca pessoal no YouTube, primeiro precisa aprimorar seu nicho.

Etapa 2: selecione as melhores palavras-chave

O YouTube é o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo, logo atrás do Google.

A maioria do tráfego de vídeo vem da pesquisa. As pessoas usam o YouTube para resolver problemas e encontrar respostas para as perguntas que eles têm.

Há muitas oportunidades para otimizar vídeos para palavras-chave, especialmente se sua marca pessoal já pretende classificar para uma lista de palavras-chave.

Você pode seguir este processo de três etapas.

1 Pesquisa efetivamente

Encontrar palavras-chave para o YouTube é como encontrar palavras-chave para o Google. No entanto, o software disponível não é tão robusto quanto o software de otimização da web.

Uma das minhas ferramentas de palavras-chave favoritas do YouTube é o keywordtool.io. Você pode encontrar o volume de tráfego de pesquisa para determinadas palavras-chave e também recomendações sobre o que as pessoas procuram quando pesquisam no YouTube.

2 Otimize seus metadados

Os metadados são os “pedaços de conteúdo” indexados pelo YouTube para descobrir do que se trata o seu vídeo do YouTube.

O YouTube não sabe do que você está falando em um vídeo. Em vez disso, ele usa metadados (e outros fatores de classificação) para decidir quais vídeos pertencem ao topo dos resultados de pesquisa.

Pense nos seus metadados consistindo em quatro partes:

  • O título
  • As primeiras 100 palavras da sua descrição
  • O restante da sua descrição
  • Tags e 3 Hashtags

Certifique-se de adicionar suas palavras-chave no título.

Coloque também uma palavra-chave nas 100 primeiras palavras da sua descrição e inclua uma frase de chamariz. O YouTube exibe apenas as primeiras 100 palavras na visualização da descrição, por isso é importante fazer com que essas 100 palavras sejam contadas.

No restante da descrição, recomendo inserir a transcrição do vídeo, pois ela contém muitas palavras-chave.

Por fim, lembre-se de incluir palavras-chave específicas e de cauda longa ao codificar o vídeo.

Dica profissional: não codifique seu vídeo com palavras-chave não relacionadas. Se o Youtube pegar você tentando enganá-los, eles poderão banir sua conta do YouTube.

3 Impulsione o envolvimento com conteúdo de qualidade

O próximo passo para otimizar seu canal do YouTube para palavras-chave é criar um excelente conteúdo de vídeo atraente.

O fator mais relevante no algoritmo do YouTube é o envolvimento.

O YouTube deseja classificar os vídeos mais úteis. Faz todo o sentido que o Youtube assuma que vídeos com mais tempo de exibição, curtidas, comentários e engajamento são os vídeos mais úteis para as pessoas que os assistem.

O ponto é que o conteúdo de vídeo de alta qualidade é obrigatório. Você não poderá jogar no sistema criando vídeos de baixa qualidade com metadados bem otimizados. O YouTube sabe se o seu conteúdo é valioso ou não, por isso não pule o processo.

Para aumentar sua marca pessoal no YouTube, siga essas estratégias de otimização.

Etapa 3: promova seu canal do YouTube

Muitos usuários do YouTube acham que criar conteúdo de vídeo é suficiente.

Se você deseja criar sua marca pessoal no YouTube, precisa fazer mais do que simplesmente criar conteúdo.

Você também precisa promover seu conteúdo.

Como você faz isso? Existem muitos caminhos.

Compartilhar seus vídeos nas mídias sociais é uma resposta óbvia. Pessoalmente, eu recomendaria compartilhar o link do YouTube nas mídias sociais, em vez de enviar o vídeo diretamente para outras plataformas de mídia social.

Para mim, um número de seguidores no YouTube é muito mais valioso do que um número de seguidores no Facebook ou Twitter, então eu sempre canalizo o tráfego de volta para o YouTube.

Além disso, pense na promoção cruzada de todo o seu conteúdo. Se você tem um blog ou boletim informativo, pode incorporar seus vídeos nas postagens do blog ou até mesmo compartilhá-los diretamente por e-mail.

Por fim, não tenha medo de anunciar seu canal do YouTube. Sua marca pessoal é um investimento em si mesmo. O dinheiro que você gasta agora pode resultar em centenas de milhares, se não milhões de dólares no futuro.

Se você for inteligente e metódico, poderá gerar um retorno enorme do seu investimento aumentando seu canal do YouTube com publicidade.

Etapa 4: monetize seu canal do YouTube

Ouça! Esta parte é muito importante.

Lembra-se do passo 1, quando falamos sobre escolher um nicho e focar na sua tribo? Este é o passo em que a decisão realmente compensa.

A pior maneira de gerar receita com um canal do YouTube é através da venda de anúncios. O YouTube normalmente não paga dinheiro substancial aos seus criadores de conteúdo. Para ganhar a vida com a receita com anúncios, você precisa constantemente criar conteúdo e gerar centenas de milhares de visualizações.

Não é realista.

Mas, se você estiver falando com um público-alvo de nicho, poderá criar um produto ou serviço especificamente para esse público vender através do seu canal do YouTube.

É assim que você ganha dinheiro de verdade.

Por exemplo, anos atrás, quando minha agência de marketing fez marketing de mídia social, fiz alguns vídeos que segmentavam palavras-chave específicas nas mídias sociais.

Se você deseja aumentar sua marca pessoal no YouTube, precisa ser inteligente sobre isso. Qual é o sentido de ter muitos seguidores se você não conseguir obter uma recompensa?

Quando você define seu público, também pode definir um produto ou serviço para vender através de seus vídeos.

Com essa metodologia, você pode expandir seus negócios usando o YouTube como um meio de comunicação que promove seus produtos ou serviços. Isso é muito mais eficaz do que tentar gerar receita com seu canal do YouTube com receita de anúncio.

O YouTube vale o investimento

Então, é hora de aumentar sua marca pessoal no YouTube. Na verdade, estou recomendando a criação de mais conteúdo em vídeo também.

Um número de seguidores do YouTube tem muitos benefícios. Você pode usá-lo para expandir um negócio, pode alavancar seu conhecimento para construir uma carreira de palestrante ou até ser pago para promover outros produtos em seu canal.

De qualquer maneira, você deve começar a fazer o investimento.

Daqui a um ano, você desejará ter começado hoje.

2 thoughts on “Como Aumentar sua Marca Pessoal no YouTube Passo a passo em 4 Etapas

  1. Oi tudo bem? Adorei seu artigo. Eu quero fazer um canal no
    YouTube para mim ganhar dinheiro fazendo unboxing. Você
    acha que é uma boa ideia? Obrigada e parabéns pelo site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *