8 Etapas Para Criar e Vender Ebooks na Internet (Guia com Passo a Passo)

Criar e Vender Ebooks na Internet

Como Vender Ebooks na Internet (Guia do Iniciante)

Uma das maneiras mais eficazes de transformar suas paixões em negócios e gerar receita com suas habilidades são vendendo ebooks na internet.

Todo mundo tem áreas de especialização que podem ajudá-lo a criar um ótimo ebook.

Existem pessoas por aí que valorizam o seu conhecimento e querem aprender mais. Você pode ajudá-los se começar a vender ebooks.

Criar seu próprio ebook é surpreendentemente simples, e este artigo o guiará pelas etapas essenciais à medida que você aprender a vender ebooks.

Como Criar e Vender Ebooks em 8 Passos

Nunca houve um momento melhor para publicar e vender ebooks online. As grandes editoras estão perdendo força e a auto publicação está subindo ao topo. De fato, mais de um milhão de livros foram auto publicados de acordo com a mais recente pesquisa de 2018.

Como Vender Ebooks na Internet

Embora você possa vender absolutamente seus ebooks em um mercado como a Amazon, há sérias vantagens em vender seu trabalho diretamente de seu próprio site, tal como o mercado de afiliados e produtores.

Conheça as 8 etapas para criação do ebook perfeito.

  1. Crie seu Ebook
  2. Formate seu Ebook
  3. Revisão
  4. Crie uma capa que venda seu Ebook
  5. Converta seu Ebook
  6. Adicione seu Ebook a um site
  7. Divulgue o seu Ebook
  8. Analise as vendas

A venda direta de ebook oferece a você o maior controle, independência e porcentagem de vendas. Também ajuda a criar sua autoridade e engajamento com o seu público e a criar essa lista de emails importante de pessoas que desejam ouvir mais de você.

Crie seu Ebook

Essa provavelmente será a parte mais desafiadora e gratificante de sua jornada.

Decida seu tópico! Pense no que você gosta e em qual conteúdo ajudaria seu público-alvo. Você também precisa de uma borda original. Os melhores ebooks compartilham uma história ou experiências pessoais.

Por quê? Uma história pessoal é envolvente, cria autoridade e cria empatia com o leitor.

Dica: uma ótima maneira de avaliar o que seu público responde é ver quais postagens de blog e atualizações de mídia social recebem mais comentários ou compartilhamentos no momento.

Antes de finalizar o seu tópico, faça uma pesquisa no mercado existente. Observe os concorrentes em potencial que já vendem ebooks em categorias semelhantes na Amazon ou em seu próprio site. Considere maneiras pelas quais sua história e perspectiva única possa ajudá-lo a se destacar. Seja criativo.

“Para ser conhecido, você não precisa ser um especialista no assunto. Mas você deve ter a determinação e paciência para se tornar um. Um profissional é simplesmente um amador que não desistiu. ”- Mark Schaefer

Crie um título matador! Ao vender ebooks, o título pode mudar o jogo. Seja específico. Ramsey, do Blog Tyrant , fala sobre um post de sucesso que ele escreveu chamado “Como eu vendi um Blog por US $ 20.000 Dólares em 8 meses” que poderia facilmente ser chamado de uma forma menos interessante “Como Vender um Blog”.

Joanna Penn, do The Creative Penn , teve uma experiência semelhante. Quando ela mudou o título de seu livro de “Como aproveitar o seu trabalho” para “Mudança de carreira”, as vendas decolaram de repente.

Escreva seu ebook: A chave para vender ebooks é escrever de forma simples e clara. As pessoas vão comprar o seu ebook porque querem aprender como fazer alguma coisa. Comece com o resultado desejado (ensinando uma ideia, habilidade ou processo) e depois trabalhe por trás.

Crie uma estrutura e depois organize sua escrita. Lembre-se de que você não precisa escrever todo o seu e-book de uma só vez.

Alguns dos autores mais respeitados do mundo escrevem um pouco a cada dia. Defina prazos e concentre-se em um capítulo de cada vez.

Superando o Bloqueio de Escritor! Em algum momento, isso vai acontecer. Você se sentará para escrever, seu cérebro ficará em branco e não fará ideia do que fazer a seguir.

Existem algumas maneiras que me fazem me soltar e que funcionam para mim.

  • Pense em quem você está escrevendo.
  • É alguém que você conhece?
  • Quantos anos eles tem?
  • O que eles fazem para viver?
  • Pense no seu ebook como um desafio ou uma fuga para essa pessoa.

Outra maneira de voltar a escrever é definir uma meta final para a contagem de palavras ou o número de páginas do seu livro. Isso diminuirá e fluirá à medida que você escreve, mas visa de 250 a 300 palavras por página. Um ebook geralmente tem cerca de 35 páginas ou até 12.000 palavras.

Formate seu Ebook

Uma chave para vender ebooks é a legibilidade. Facilite a digestão das informações apresentadas, mantendo a formatação consistente e usando uma fonte comum, como Ariel ou Verdana, no tamanho 11 ou 12.

Menos é mais aqui, por isso não exagere na sua formatação. Atenha-se a um esquema de cores simples. Tente manter dois ou três tipos de cabeçalhos e use muitos parágrafos e listas curtas.

Use ótimas imagens. Quando ouvimos informações, é provável que lembremos apenas cerca de 10% do que foi dito três dias depois. Emparelhe essas informações com uma imagem relevante, e a taxa de retenção no mesmo período aumentará para 65%.

Sentindo-se criativo? Gosta de fotografia? É absolutamente possível tirar suas próprias fotos com seu smartphone ou uma câmera DSLR. Porém, se você é como eu e não confia em suas habilidades fotográficas, pode comprá-las em uma biblioteca de imagens.

Certifique-se de prestar atenção à licença em cada imagem. Também existem muitos sites que oferecem imagens gratuitas que não requerem atribuição.

Revisão

Antes de colocar outro olhar no seu livro, verifique se há erros de ortografia e faça uma rodada de edição por conta própria. Lembre-se de que corrigir pequenos erros pode distrair o revisor de tarefas maiores, como verificar o quão bem você comunicou suas ideias.

Como Vender Ebooks na Internet

Ler em voz alta é uma maneira fantástica de capturar coisas que você pode perder. Seu cérebro preenche automaticamente lacunas, corrige erros de digitação e ignora palavras incorretas. Você também terá uma melhor noção do fluxo de seções mais longas. Então você derramou seu sangue, suor e lágrimas e terminou um rascunho. Não cometa o erro de entregá-lo ao seu parceiro romântico ou à sua mãe para edições.

Encontre uma parte externa objetiva que não esteja muito preocupada em magoar seus sentimentos. Não se ofenda se sugerirem a exclusão de parágrafos do seu livro.

Lembre-se: simplicidade e clareza são o que importa aqui.

Crie uma Capa que Venda seu Ebook

Os possíveis compradores avaliarão seu e-book pela capa. Pode ser clichê, mas é um fato.

Uma boa capa de livro sugere profissionalismo e dá aos clientes a sensação de que o trabalho foi feito no produto. Veja as capas de livros em um nicho semelhante ao seu para obter algumas ideias. Aqui estão alguns elementos de uma boa capa de e-book:

  • Tornar o título uma cor diferente do plano de fundo
  • Defina seu título em uma fonte grande e fácil de ler
  • Os elementos visuais devem ter 300 dpi
  • Cuidado com os direitos autorais, não use imagens ou elementos de design que você não tem permissão para usar.
  • Use boas imagens e evite fotos baratas de arquivo padrão

A menos que você seja proficiente em design gráfico, sugiro encontrar alguém para criar a capa do e-book para você. Você pode tentar um serviço como o lançamento de e-books, ou pode tentar um designer freelancer no Workana, Fiverr, onde os preços são baixos.

Lembre-se: assim que começar a vender ebooks, você poderá recuperar rapidamente esses custos.

Se você realmente quiser experimentar, recomendo uma ferramenta como o Criador de capas de livros online gratuito do Canva ou o Criador de capas de livros do Adobe Spark (também gratuito).

Você pode redigir uma breve descrição do seu e-book nesta fase do processo. A cópia da descrição do seu livro é uma provocação que incentiva os leitores a comprar seu e-book.

Criar um ótimo título é como escrever uma descrição de produto mais vendida. Ele compartilha os benefícios do seu produto, então pense no que deseja que seu ebook entregue aos seus leitores!

Converta seu Ebook

A formatação correta do seu produto digital é vital para a venda de ebooks na internet.

Para o Amazon Kindle, o formato do arquivo é MOBI. Para outros leitores, o formato universal de ebook é ePub ou Pdf. O EPub também é uma boa opção para vendê-lo diretamente de sua própria loja.

Se for conveniente para seus leitores, você também pode vender seu ebook em formato PDF. Quando você está vendendo em sua própria loja, pode facilmente ter todos os três formatos disponíveis para o cliente escolher.

Como alternativa você pode pagar a alguém no Workana e Fiverr para formatá-lo para você.

Adicione seu Ebook a um Site

Agora é hora de criar um site e adicionar seus ebooks. Para isso você pode criar um site do mesmo nicho ou colocar alguns banners em sites de noticias ou temas gerais. Você também pode fazer parcerias e divulgar o seu Ebook em sites grandes com mais trafego online.

Promova seu Ebook

É hora de contar ao mundo sobre o seu novo ebook. Prepare-se para dedicar um tempo sério ao seu marketing antes e depois do lançamento do e-book. Crie um murmurinho no seu público e use isso para impulsionar as vendas.

Muitos escritores acham que os autores tradicionalmente publicados são mais fáceis quando se trata de marketing, mas esse não é o caso. Outro benefício da auto publicação é que você tem total controle sobre a maneira como comercializa e vende ebooks.

Uma maneira de fazer isso é fazer de dez a vinte postagens de visitantes em sites que seu nicho lê. Você pode encontrar esses leitores pesquisando palavras-chave populares para o seu nicho. Você também pode consultar outros autores em seu nicho no Google e ver quais blogs são mais populares para eles.

Isso não é para fins de links de SEO, mas para gerar interesse.

Você não precisa mencionar diretamente seu livro, mas o assunto da postagem deve estar relacionado ao assunto do seu livro. O objetivo é atrair alguém interessado o suficiente para acessar o site e depois considerar comprar seu livro.

Considere distribuir algumas cópias para os blogueiros do seu nicho e solicitar que eles o compartilhem com a rede, se eles gostarem. Não bombardeie as pessoas com pedidos de análises ou compartilhamentos sem conhecê-las primeiro.

Experimente algumas transmissões ao vivo para criar um murmurinho no seu trabalho.

Use canais de conteúdo visual como Instagram, YouTube e Pinterest para atrair a atenção do público e, claro, não esqueça sua lista de e-mails como um recurso inestimável.

Acompanhe suas vendas

Isso não é tão difícil quanto você imagina. Se você estiver usando um site WordPress para vender seu livro, poderá fazer login na sua conta e ver quantas vendas você fez e de onde elas vêm no painel do Google Analytics, ou se preferir, no próprio site da amazon já mostra esses dados de vendas e leitura.

Coloque em Pratica! Criar seu próprio Ebook é absolutamente trabalhoso, mas também é uma maneira muito gratificante de explorar suas paixões e compartilhar seus conhecimentos, sem mencionar aumentar sua renda passiva.

Forte abraço e sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *