Como Vender no Etsy (Guia Completo para Iniciantes Passo a passo)

Como Vender no Etsy para iniciantes

Como Vender no Etsy (Guia do Iniciante)

Etsy é o mercado mais popular focado em itens artesanal, vintage, printables e fornecedores em geral. Etsy torna mais fácil fazer, vender, comprar e coletar itens exclusivos para os seus clientes.

Mas como vender no Etsy? So aceita produtos físicos?

Você deve ter muitas perguntas sobre o Etsy. Se você é design, artesão ou artista nas horas vagas, há muitas pessoas por aí procurando por seu produto.

Vamos lá!

O que é Etsy?

Etsy é uma plataforma de compradores e vendedores online semelhante ao eBay ou amazon, que se concentra na venda de produtos artesanais, vintage, arquivos digitais e vários outros tipos. Ficou curioso? Ao final deste artigo acesse o site da Etsy para ver o que eles realmente fazem, é incrivel!

No etsy a maioria dos produtos se enquadra na categoria de artesanato, artes, trabalhos manuais, produtos de papel, joias e a maioria dos vendedores também vendem produtos digitais.

Etsy não é apenas um mercado perfeito para itens feitos à mão. Mas também é uma plataforma perfeita para vendedores que desejam vender produtos digitais 100% online.

É super fácil de configurar uma loja online personalizada com recursos completos de e-commerce, de todas que eu já testei, ela foi a melhor e mais rápida até na aprovação dos produtos.

Por que você deve vender no Etsy

Imagine que você mesmo está fazendo quadros artesanais. Então, você pode vender nos mercados locais ou em qualquer loja local da sua cidade, mas é limitado a uma determinada área em que você está vendendo.

Como Vender no Etsy

Hoje em dia, esta cada vez mais comum as pessoas procurarem por esses itens na Internet. Mas todo proprietário de pequena empresa que esta conhecendo esse mercado online, pode não saber configurar sua própria loja ou uma plataforma de comércio eletrônico.

É agora que o Etsy será útil para você!

Se você está procurando um mercado adequado para vender seus produtos, a Etsy foca especificamente nos artesãos, e os ajudam a listarem e venderem seus produtos para um público amplo muito maior.

Outra novidade, é a venda de produtos para download, o Etsy permite que você venda produtos digitais para ser baixado imediatamente assim que a compra é concluída, rápido e pratico, ideal para quem trabalha com designs de cartões de visitas, imagens personalizadas.

Quais são as taxas de pagamento do Etsy?

Quando um cliente faz checkout diretamente no sistema do Etsy, a plataforma cobra uma taxa de processamento de pagamento de 3% + $ 0,25 por transação.

Além disso, dependendo da sua localização, pode haver despesas extras na forma de impostos, incluindo o custo de conversão para a moeda local, se os itens listados não estiverem em dólares americanos, esse é um ponto a ficar atento na hora de cadastrar seus produtos.

Quais os custos de envio na Etsy?

Normalmente, é o comprador que paga pelo frete. O custo dependerá da localização do comprador. As vezes surgem problemas em situações que a taxa de envio não é calculada corretamente e o vendedor percebe que deve pagar mais pelo envio do que o planejado pelo sistema da plataforma.

Se isso começar a acontecer com frequência, pode aumentar significativamente o custo total dos negócios na Etsy, especialmente quando o custo do seguro está incluído no frete, o que aumenta ainda mais os custos.

Uma solução é fazer a pesquisa e descobrir exatamente quanto custará o envio de itens para diferentes locais do pais. O envio raramente é gratuito na Etsy ou em qualquer outra loja online se tratando de produtos físicos.

Os vendedores da Etsy que oferecem frete grátis aos clientes, devem estar preparados para incluir o custo do frete no preço de venda.

Como Vender no Etsy Passo a Passo

Veja agora como vender no etsy é muito mais simples do que parece e você pode listar produtos e configurar métodos de pagamento em um ambiente bem amigável. Outro ponto muito positivo no etsy é que não há taxas de instalação ou quaisquer mensalidades para abrir uma loja Etsy.

Como Vender no Etsy

No entanto, o Etsy te cobra apenas US $ 0,20 centavos de dólar por item listado na plataforma. Você pode entender mais sobre taxas do Etsy acessando a página de taxas e pagamento.

Atenção nessa parte, sempre decida primeiro o que você vai vender no Etsy. Faça uma pesquisa na loja da Etsy e veja quais são os itens mais vendidos aqui daquele mesmo segmento que você quer vender.

Mas nunca dependa dessa lista, use apenas como base, pense em algo único que você possa fazer para vender.

E não se limite a apenas produtos físicos, você também pode vender produtos digitais, que na minha opinião é mais rápido e fácil de fazer.

Se você está pensando em vender produtos de impressão, como ebooks, planners, cartões, você pode usar a plataforma de design do Canva, lá você já encontra até ideias com modelos prontos para apenas editar e criá-los do seu modo.

7 Passos Simples para Criar sua Conta no Etsy

Depois de ter uma ideia clara sobre o que vai vender no Etsy, você pode seguir os próximos passos aqui abaixo para criar sua loja Etsy.

Como Vender no Etsy

  • Passo 1 – Para criar uma conta Etsy, acesse Etsy.com e clique em entrar, e você verá outra opção para se registrar. Clique em “Registrar” e pronto, é só preencher os dados solicitados!
  • Passo 2 – Depois de concluir seu cadastro, procure e clique na opção “Vender no Etsy” no menu superior do site.
  • Passo 3 – Agora, comece a construir sua loja no Etsy, editando as preferências da loja, nome, verifique a disponibilidade e continue.
  • Passo 4 – Liste seu primeiro produto preenchendo todos os detalhes do produto, categoria, coloque suas imagens de alta qualidade, inventário, tipo se é físico ou digital, e escolha todas as outras opções que o Etsy vai pedir de você.
  • Passo 5 – Nessa etapa você vai configurar a forma de pagamento pela qual você deseja receber os pagamentos pelas vendas dos seus produtos.
  • Passo 6 – Configure o processo de cobrança do Etsy.
  • Passo 7 – Por fim, clique no ícone “Gerente de loja” na parte superior direita do menu do site para visualizar o painel da sua loja e todos os produtos que você já postou.

DICA IMPORTANTE: não esqueça de explorar o manual do vendedor no site da Etsy para aprender mais dicas de como administrar sua nova loja Etsy!

Ao listar os produtos, você deve administrar sua loja Etsy de forma eficaz para conseguir mais vendas, analise as visitas, palavras chaves, cliques, tudo.

Caso você queira divulgar seus produtos fora do Etsy, você pode usar algumas plataformas sociais:

  • Grupos do Facebook
  • Pin no Pinterest (Milhares de visitas orgânicas)
  • Anúncios do Etsy (Esta opção é dentro da ferramenta do etsy)
  • Divulgação por meio de influenciadores do Instagram
  • Anunciar em blogs e sites relacionados

Outro ponto super importante que vai te ajudar nas vendas é que os compradores da Etsy também podem deixar comentários na pagina de um determinado produto após a compra. Quanto maior o numero de comentários positivos mais a Etsy te ajuda recomendando os produtos.

Portanto, lembre-se sempre de criar o seu produto com a melhor qualidade possível. Crie uma descrição personalizada diferente dos concorrentes para ajudar os compradores a entender o seu produto e comprá-lo mais facilmente.

Outra coisa que você pode fazer também é configurar um direcionamento de URL para um domínio especifico que você possui diretamente para sua loja do Etsy.

Ele pode te ajudar a conseguir mais vendas, e perfeito para que você cresça a sua marca e possa compartilhar com mais pessoas fora do etsy.

Mas não se preocupe com isso agora, comece com o básico que foi ensinado no inicio, e após fazer algumas vendas e entender todo o processo, ai você parte para essa questão do site próprio.

Dicas para aumentar suas vendas no Etsy

Agora que sua loja Etsy esta configurada e 100% otimizada. Como você impulsiona ainda mais as vendas a longo prazo? E quais são as melhores formas de impulsionar sua loja com SEO nos termos de pesquisa e ganhar mais e mais visibilidade.

Como Vender no Etsy

Separei cinco dicas que vão te ajudar a vender no Etsy até 10x mais.

Dica 1 – Contrate um fotógrafo profissional

As pessoas são visuais, elas querem ver, tocar e sentir os produtos antes mesmo de comprá-los.

Para as fotos principais, tire usando um fundo branco simples. Eles são ótimos para suas fotos principais e devem estar em alta resolução para que os usuários possam ampliar e ver o produto por si só (perfeito para produtos físicos).

Se for um artesanato, acessórios ou joias, crie um ambiente sofisticado em volta. Por exemplo, uma imagem de uma capa de almofada, em uma almofada linda sobre um sofá de canto bem arrumado com outras peças e flores.

Como Vender no Etsy

Use combinações de ambos os estilos, coloque sua criatividade em pratica.

O Etsy permite até 10 fotos, portanto, usa todas elas. Fotos de alta qualidade em sua loja Etsy, vai te ajudar a impulsionar as vendas de seus produtos.

Dica 2 – Aprenda o SEO do Etsy

SEO, é a otimização do mecanismo de pesquisa, que permite aumentar a visibilidade online em plataformas como o Google. Mas o Etsy SEO também é a chave para impulsionar as vendas.

As técnicas de SEO podem variar de plataforma. eBay, Amazon e Google têm diferentes técnicas de SEO, assim como o Etsy. No entanto, o básico é o mesmo e tudo se resume a palavras-chave.

Quais são os itens do Etsy que as pessoas procuram? Tente entender as principais categorias de produtos em que você está e use palavras-chave exclusivas para se destacar. Use o máximo de palavras-chave valiosas que puder para que a pesquisa dos usuários possa corresponder aos seus produtos e destacar sua empresa nos resultados da pesquisa.

Exemplo de palavra chave: Almofada azul de crochê com flores pequenas

Nesse exemplo a palavra chave é “Almofada azul de crochê”, porém ao digitar na barra de pesquisa do etsy, você percebeu algumas palavras extras a mais, que nos chamamos de palavras chaves de calda longa, nada mais é que um complemento a palavra chave principal e você pode usar para se destacar dos concorrentes.

Esta achando difícil pensar em palavras-chave para seu produto? Recomendo usar a ferramenta erank.com para entender e aperfeiçoar suas palavras-chave no Etsy.

Dica 3 – Preço do Produto

O preço tem um impacto direto em quanto você vende no Etsy. Geralmente é difícil conseguir o preço ideal para o seu produto porque reduzir a concorrência pode levar a uma guerra de preços inesgotável, enquanto aumentar o preço pode também não contribuir com as vendas.

Encontre maneiras de cortar custos de produção para que sua margem de lucro seja maior. Você pode atualizar seus preços regularmente, analisar os custos das matérias-primas naquele dia, bem como a sua concorrência.

Dica 4 – Registros financeiros

Fazer a contabilidade correta e em dia, pode ajudá-lo a entender a direção que sua loja está tomando. Ele também pode ajudá-lo a definir metas e saber se você está tendo lucro ou prejuízo nas vendas.

Dica 5 – Esteja atento ao Mercado

Sempre que puder, use ferramentas analíticas para acompanhar suas vendas no Etsy. Alguns produtos podem vender mais e você precisa estar informado dos produtos com baixo desempenho e aumentar a quantidade de produtos que estão com alto desempenho.

Conclusão

Não tenha pressa, todo mundo já foi um iniciante igual você! O seu maior obstáculo para vender no Etsy geralmente é a relutância em começar. Você não precisa de uma equipe para gerenciar seus produtos na Etsy, grande parte dos vendedores são administrados por uma única pessoa, e na maioria dos casos trabalhando do conforto da sua casa.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário logo abaixo, quero saber a sua opinião e se você já esta pronto para começar hoje mesmo no etsy.

Forte abraço e sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *