O que é Marketing Inbound? Como atrair, Converter e Encantar clientes

Marketing Inbound

O que é marketing inbound? Como atrair, converter e encantar clientes

Com os avanços tecnológicos agora ficou fácil fazer marketing, já que a internet abriu o caminho definitivo para seus usuários.

Nessa vibe, milhões de pessoas se conectam quase que simultaneamente no intuito de pesquisar, fazer compras ou interagir através das redes sociais.

São milhões de sites, blogs, e canais de entretenimento e nessa conexão o marketing inbound surge como que sob uma explosão atraindo cada vez mais as empresas que estão aderindo ao método inovador que atrai e conquista clientes.

Esse método de marketing conquista clientes e ainda por cima reforça a autoridade das empresas fazendo com que aumente o número de vendas das empresas.

Quer saber o que significa marketing inbound e como ele pode ajudar a atrair clientes? Então leia esse artigo até o final.

Mas afinal de contas, o que significa marketing inbound?

Foi a partir de 2009 que o conceito Inbound marketing surgiu nos Estados Unidos oficialmente começando a se popularizar.

Tudo ocorreu após o lançamento do livro “Inbound Marketing: Seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Hallígan e Dharmesh Shah.

Após esse período, essa estratégia tem trazido a cada dia mais e mais empresas, pequenas e grandes que desejam conquistar mais clientes gerando muito mais vendas.

Nesse método, as empresas conquistam mais clientes, além de gerarem mais vendas reforçando ainda mais sua autoridade perante a marca.

A palavra Inbound Marketing é definida como marketing de atração e o que difere do marketing tradicional, que chamamos de Outbound Marketing é que no Inbound, quem procura a empresa é o cliente.

Esse método inovador atrai o potencial cliente para o blog ou site, com a intenção de fazer um trabalho de relacionamento com a pessoa.

No market Inbound, o relacionamento é feito por meio de conteúdo personalizado e autoral. Nesse sentido, com a criação do conteúdo, a empresa tem a intenciona educar seus clientes a terem audiência sobre o segmento.

Dessa forma, as empresas tornam-se referência em determinados assuntos relacionados ao seu nicho de trabalho, influenciando os clientes na decisão de compra futura.

De que maneira as empresas utilizam o Inbound?

Na atualidade não se sabe ao certo a diferença entre ter ou não ter internet pelo motivo de a internet já fazer parte do cotidiano das pessoas. É quase impossível viver sem a internet, é como a luz e a água, que não dá para ficar sem elas.

Não existe um local se quer onde não tenha alguém com um celular na mão fazendo uma conexão, por isso o marketing inbound veio para ficar e fazer sucesso.

Dessa forma, as empresas utilizam amplamente esse método com o intuito de captar cada vez mais clientes usando os recursos de conteúdos para entretenimento/utilidades reforçando ainda mais sua marca.

Com o método marketing inbound, é possível saber quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas de web analytics.

Nesse sentido, as empresas de posse desse conhecimento, otimiza as campanhas para ter um melhor ROI (retorno sobre investimento). Essa inovadora estratégia de marketing é grandemente utilizada pelas empresas visionárias.

Entenda como atrair, converter e encantar os clientes!

Marketing Inbound

Atrair

No marketinfg inbound o objetivo é a atração de clientes, por isso a questão é a seguinte, sem os leads não vai existir vendas e nesse sentido, sem vendas não tem a necessidade de fazer uso desse método.

Nesse sentido, quando se fala em “atrair”, está se falando em gerar energia para produzir algo que vai interessar o público, algo que atraia sua atenção e isso dá realmente resultado, pois as pessoas acessam com espontaneidade.

Dessa forma, o público atraído é muito mais engajado e disposto a consumir o produto dessa empresa.

Através de conteúdos relevantes no blog, que está atrelado a uma estratégia de marketing, o público torna-se fiel ao assunto, ficando mais acessível às compras.

Converter

Nessa etapa, o processo se dá complementando a atração, desse modo, quando o internauta se transforma em um Lead, chega o momento de avançar em uma possível compra.

A conversão acontece quando o usuário do marketing inbound, troca informações com a empresa em troca de alguma recompensa ou benefício que esta oferece, como por exemplo, orçamentos grátis, testes gratuitos ou um e-book.

Um blog ou site é vantajoso para criar conversões a partir do momento em que se vê possibilidades que ajudam na atração de leads. Para um usuário se tornar um Lead, é importante que se produzam ofertas para ele.

Essas ofertas podem ser diretas ou indiretas, como:

Ofertas diretas

São mais direcionadas às compras e podem ser pedidos de orçamento, demonstração de software, teste gratuito, entre outras ofertas.

Ofertas indiretas

As ofertas indiretas oferecidas no marketing inbound possuem caráter menos avançado em uma jornada de compra, pois o seu intuito não é fazer com que o Lead compre alguma coisa.

O objetivo é fazer com que o Lead se torne mais educado e consiga resolver seus problemas específicos, tendo então como forma de benefício, e-books, webinars, ferramentas, etc.

Vale a pena ressaltar que os materiais educativos oferecidos no marketing inbound possuem papel fundamental no processo de captação dos Leads assim como em um todo.

Pesquisas revelam que apenas 3% do mercado em potencial esta a procura de compra, mas com a utilização do marketing inbound, esse número pode dobrar, já que o método tende a acelerar um processo de compra.

Nesse sentido, não tem como não resistir aos encantos do marketing inbound e, além disso, não dá para sua empresa ficar fora desse método que só tem a acrescentar com resultados surpreendentes.

Conclusão

Marketing Inbound

É grande a expectativa das empresas quando o assunto é o marketing inbound. Nesse método, as empresas estão descobrindo uma nova forma de ganhar clientes.

Diferente do marketing convencional, o método tem o objetivo de atrair os clientes com benefícios ou serviços gratuitos que atendam as necessidades dos seus Leads.

Nesse relacionamento, surge então a oportunidade de venda de produtos e serviços, gerando entre cliente e vendedor laços mais duradouros.

Espero que tenha gostado desse artigo, e se gostou, deixe um comentário abaixo! Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *