As Melhores Plataformas de Mídia Social para Negócios: Guia Completo

As Melhores Plataformas de Mídia Social para Negócios: Guia Completo

Quando foi a última vez que você acessou sua conta do MySpace? Provavelmente já faz um tempo (e os leitores na casa dos 20 anos provavelmente perguntam: “O que é um MySpace?”).

E, no entanto, no auge de 2007, o MySpace foi avaliado em cerca de US $ 12 bilhões antes de ser ultrapassado pelo Facebook, que reinou por vários anos. Mas sejamos honestos: ao entrarmos em 2020, quando se trata da melhor plataforma de mídia social para negócios, você tem opções.

Na verdade, você tem muitas opções.

Hoje, vamos nos concentrar nas 5 melhores plataformas de mídia social para negócios, fazer um resumo e dar nosso veredito final sobre se elas são boas ou não para os seus negócios. Especificamente, as plataformas que estamos vendo são:

  1. Facebook
  2. Instagram
  3. LinkedIn
  4. Youtube
  5. Pinterest

5 Melhores plataformas de Mídia Social para Empresas

Facebook

Embora Mark Zuckerberg tenha recebido muita má a imprensa nos últimos dois anos, não há como negar que ele criou a melhor (global) plataforma de mídia social para os negócios atualmente disponíveis. No terceiro trimestre de 2019, foi relatado que ela faturou US $ 17,652 bilhões e um total de US $ 66,529 bilhões em relação aos 12 meses anteriores.

Como está gerando tanta renda? Anúncios no Facebook.

O Facebook tem mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os dias. Portanto, não é de surpreender que tenha se tornado uma das melhores maneiras de encontrar seu público-alvo, criar uma lista de e-mails e obter novos clientes. Mas não é para isso que serve.

Também é um ótimo lugar para interagir com seus clientes quando você chama a atenção deles. Muitas empresas optam por criar grupos privados na plataforma em que os clientes pagantes podem participar, interagir, fazer perguntas e ter uma experiência personalizada com a marca.

E embora a base de usuários do Facebook tenha diminuído drasticamente nos últimos anos, não há dúvida de que continuará sendo uma das melhores plataformas de mídia social para sua pequena empresa em 2020.

Instagram

O Instagram está o mais próximo possível de uma história de “sucesso da noite para o dia”. Dois meses após o lançamento do Instagram em 2010, ele tinha mais de um milhão de usuários. Agora, esse número cresceu para mais de 1 bilhão de usuários todos os dias, tornando-o uma das principais plataformas de mídia social para negócios.

O Instagram começou inicialmente como uma plataforma para compartilhar fotos e ainda mantém isso como seu uso principal. No entanto, ele se expandiu para vídeos em um recurso chamado “histórias”. Assim, o Instagram se tornou uma excelente maneira de as marcas mostrarem literalmente (em vez de contar) seus produtos, valores e voz.

Como você pode imaginar, isso significa que o Instagram é uma excelente ferramenta para geração de leads.

O Instagram é ótimo se seu público é mais jovem e normalmente compra no celular. Além disso, o Instagram criou um recurso “Loja”, o que significa que ele está totalmente configurado para o comércio eletrônico. Agora, seus clientes podem ver imagens de produtos e comprar o que gostam diretamente da conta do Instagram.

LinkedIn

O LinkedIn foi um dos primeiros sites de mídia social modernos a realmente se estabelecer (e permanecer, diferente do MySpace). Tornou-se uma ferramenta de rede exclusivamente para profissionais e revolucionou a maneira como procuramos, encontramos e somos contratados para empregos. Também é um bom recurso para compartilhar conteúdo.

Uma coisa a ter em mente sobre o LinkedIn, no entanto, é mais provável que você encontre parceiros de negócios do que novos clientes (a menos que seu mercado inclua B2B).

Embora essa certamente não seja uma regra rígida, as pessoas normalmente não acessam o LinkedIn para entretenimento ou compras online. Eles vão aprender mais sobre o setor, ver o que seus contatos profissionais estão fazendo e procurar novas oportunidades de carreira.

o LinkedIn é como possuir um bom par de sapatos: você provavelmente os usará com menos frequência, mas realmente deve tê-los em seu armário. Embora você possa (e deva) exibir sua marca com uma página de negócios do LinkedIn, sua principal função é personaliza-lo para uso individual e expandir sua rede profissional.

YouTube

O YouTube é uma plataforma notável baseada em vídeo. Mais do que qualquer outra competição (Instagram, Snapchat, TikTok), o YouTube se tornou a plataforma para compartilhar informações via vídeo. Agora, possui 2 bilhões de usuários mensais e se tornou um lugar onde as pessoas vão não apenas para entretenimento, mas para aprender coisas novas.

E é isso que o torna uma ferramenta tão poderosa para as empresas.

Com o YouTube, você pode criar um canal de vídeo e se conectar com seus usuários de uma maneira totalmente diferente de outras plataformas de mídia social.

Você pode criar tutoriais em vídeo para fazer backup de seu conteúdo baseado em texto (como blogs), mostrar visualmente descrições de produtos ou fornecer comunicados de imprensa pessoais aos seus espectadores.

A chave, no entanto, é garantir que você otimize seus vídeos para o SEO do YouTube para que eles realmente obtenham visualizações. Você também pode considerar encontrar maneiras de usar o YouTube para aumentar sua lista de e-mails.

O YouTube é uma ótima plataforma de mídia social para empresas em 2020 e além.

Provavelmente levará um tempo para aprender como gravar e editar vídeos que atendam às expectativas dos usuários, mas você não precisa de um orçamento de Hollywood. A maioria dos smartphones atualizados é capaz de gravar vídeos de alta qualidade.

Lembre-se de otimizar seus títulos e descrições para o SEO do YouTube, e você estará pronto para obter mais tráfego e conversões no seu site.

Pinterest

Dependendo da sua empresa, o Pinterest é uma das principais plataformas de mídia social para pequenas empresas. Fundada em 2009 (e viva em 2010), passou de meros 10.000 usuários para 291 milhões de usuários ativos hoje. Embora a maioria desses usuários seja da geração do milênio, mais da metade são mulheres entre 25 e 54 anos. Além disso, quase 40% dos novos usuários são homens (e essa tendência continua a aumentar).

Além disso, as pessoas no Pinterest estão gastando dinheiro.

Em média, o Pinterest oferece um retorno de US $ 4,3 por cada US $ 1 gasto em anúncios, o que o torna uma plataforma de publicidade mais barata e mais rentável do que o Facebook ou o Twitter. Basta uma programação consistente, imagens criativas e uma estratégia para aumentar os seguidores no Pinterest. Com o momento certo, você começará a ver mais tráfego e conversões em pouco tempo!

O Pinterest pode ser um excelente direcionador de tráfego para o seu site, mas é mais adequado para algumas empresas do que para outras. Decoração de casa, receitas de culinária, sites de fotografia e viagens são exemplos de empresas que podem prosperar no Pinterest.

Por quê? Porque eles têm um conteúdo que é visualmente atraente e facilmente compartilhado.

Dito isto, com criatividade suficiente, quase todas as empresas podem usar o Pinterest para aumentar o tráfego; Além disso, como mais de 40% dos usuários do Pinterest têm uma renda familiar de mais de R$ 5 mil, não é de admirar que a plataforma também seja ótima para gerar conversões!

Então, Qual é a melhor plataforma de mídia social para negócios em 2020 e além?

Não existe uma resposta única para essa pergunta. Depende do seu público, seu produto e quanto tempo você tem para sua estratégia de marketing de mídia social.

Como uma boa regra geral, a maioria das empresas deve ter uma conta ativa do Facebook e Youtube (no entanto, se você puder, também deve incluir o Instagram). Além disso, cada funcionário deve ter uma conta pessoal do LinkedIn para representar a empresa como um todo.

Mas não esqueça que você não é o proprietário da sua lista de seguidores, do seu perfil ou mesmo das suas postagens. Ouvimos muitas histórias tristes de influenciadores e empresas que tiveram suas contas encerradas.

E o que acontece com todos esses seguidores? Bem, a menos que você recupere sua conta, ela simplesmente desaparecera.

É por isso que recomendamos aumentar sua lista de e-mails. Ao contrário de suas listas de seguidores de mídias sociais, você possui todos os leads da sua lista de e-mails! Além disso, com um ROI de 500%, o marketing por email certamente aumentará seus resultados com o passar do tempo.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo.

One thought on “As Melhores Plataformas de Mídia Social para Negócios: Guia Completo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *